A hora de decidir qual modelo de tributação a sua empresa estará inserida é uma grande responsabilidade, afinal essa decisão irá impactar diretamente no seu fluxo de caixa e em como sua empresa se organizará financeiramente.
Por exemplo, é preciso considerar alguns pontos para escolher a modalidade que será adotada, o faturamento da empresa e o setor em que ela atua.
Hoje falaremos neste artigo sobre os dois regimes que influem diretamente no modelo de tributação para ser escolhido: o Lucro Real e Lucro Presumido. Vamos conferir?
O Lucro Real é um regime optado por muitas empresas. Apesar de seus cálculos serem mais complexos, ele apresenta muitas oportunidades tributárias, permitindo a compensação de impostos e melhor controle do fluxo de caixa.
Empresas que faturam mais de R$ 78 milhões no período de apuração são obrigadas a se enquadrarem nesse regime de tributação.
Contudo, as empresas que não alcançam esse teto também podem escolher estar no Lucro Real, ao decidirem que esse modelo é o vantajoso para elas.
Dentre as empresas obrigadas a estarem nesse regime, temos:
No Lucro Real, o cálculo da tributação é justo, ou seja, é baseado em cima da situação financeira real do seu negócio (Receita – Despesas).
Há, por exemplo, oportunidades de crédito sobre o PIS e COFINS. Essa oportunidade surge a partir da não cumulatividade. Ou seja, você escolhe o seu planejamento!
A sua empresa também pode escolher se a apuração será trimestral ou anual. Ter a oportunidade de escolha garante maior liberdade, possibilitando que você decida qual periodicidade é a melhor para o seu negócio.
Aqueles que apuram o Imposto de Renda com base no Lucro Real, aproveitam benefícios fiscais acerca da isenção e redução de base do ICMS, podendo remunerar os seus sócios através dos juros sobre capital próprio (JCP).
Nesse regime, o IRPJ e a CSLL têm por base de cálculo o faturamento no trimestre por meio da aplicação de alíquotas presumidas. Empresas que faturam até R$ 78 milhões de lucro anual, por exemplo, podem optar por esse regime de tributação.
Vale ressaltar a importância de definir se esse é regime mais adequado ao seu negócio para não sobrecarregar seus encargos tributários.
Em algumas situações, quando comparado ao Lucro Real, ele acaba sendo mais vantajoso, pois é calculado em cima do faturamento.
Essa característica ocorre quando o lucro da empresa é maior que a comprovação de despesas.
Com elas, você diminui a necessidade de vários cálculos para calcular o valor do imposto a ser pago.
Fazer com que a sua empresa atinja o compliance é nosso trabalho, e fazemos isso com excelência usando a tecnologia do nosso software próprio e o trabalho dos nossos especialistas.
Caso você esteja inserido tanto no Lucro Real quanto no Lucro Presumido, saiba que podemos identificar as oportunidades tributárias que a sua empresa possui.
Mais de 95% das empresas pagam impostos a maior, e nosso dever é regularizar essa condição.
Conte com a AG Tax. Nós disponibilizamos um diagnóstico sem custo para você entender suas oportunidades e deixar de fazer parte dessa grande estatística. Entre em contato conosco hoje mesmo!
Florianópolis, SC - Matriz
Av. Trompowsky, 354, 7º e 9º andar
Centro Executivo Ferreira Lima
+55 48 3028-1897
Rua Luigi Galvani 146, 3º Andar
Ed. Brasif
Cidade Monções – CEP: 04575-020
+55 11 3164-3570
+55 21 3807-7225
SHIS QI 9
Conjunto 6, Casa 13
Brasília - CEP: 70297-400
+55 61 3020-0999
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade